10º Enarc -
Encontro Nacional dos Românticos Conspiradores
Rio de Janeiro, 15 a 17 de outubro de 2021
Evento híbrido - presencial e virtual
Rio de Janeiro, RJ - atividades presenciais na Escola Oga Mitá
Piracanga, BA - atividades presenciais na Escola Inkiri e Instituto Inkiri
Plataformas virtuais - transmissão de programação e realização de oficinas e rodas de conversa
RELATÓRIO
1. Relacionamento e divulgação
2. Inscrições
3. Programação
4. Pessoas e instituições
5. Realização, frequência e assistência
6. Avaliações
7. Comentários
8. Parcerias e apoios
9. Produção
1. Relacionamento e divulgação
Campanha Procura-se a Educação Romântica
13 vídeos da Série Procura-se a Educação Romântica publicados no Facebook
18 vídeos de divulgação e convite
Impacto nas redes sociais:
- Instagram (21/set a 20/out):
76 publicações
60 stories
1 vídeo
2 vídeos ao vivo
Contas alcançadas: 13.303, sendo 1.194 seguidores e 11,8 mil não seguidores
Visitas ao perfil: 1.092
Toques no site (bio): 227
Contas com engajamento: 511 (345 seguidores e 166 não seguidores)
Interações com publicações: 2.247
- Facebook (entre 21/set e 18/out)
Alcance da página: 4.203
Visualizações da página: 655
Visualizações dos vídeos: 1.754
Seguidores: acréscimo de 118
Engajamento com as publicações: 3.033
Registro nos meios de comunicação especializados
Matéria sobre o 10º Enarc no site do Movimento de Inovação na Educação
encurtador.com.br/knzA0
2. Inscrições
Inscritos: 160
Distribuição:
Países: 3
Brasil: 155
Portugal: 4 (Lisboa, Cascais, Leiria - 2)
Namibe: 1 (Moçâmedes)
Brasil
19 Unidades da Federação / 69 Municípios
AM - Manaus
AP - Santana
BA - Coaraci, Piracanga, Iraquara, Itacaré, Jequié, Maraú, Serra Grande, Vitória da Conquista
CE - Fortaleza, Quixadá
DF - Brasília, Samambaia
ES - Vitória
GO - Águas Lindas de Goiás, Goiânia, Goiás
MG - Belo Horizonte, Elói Mendes, Juiz de Fora, Matozinhos, Rio Pomba
MS - Aquidauana, Campo Grande
PB - Campina Grande, Solanea
PI - Parnaíba
PR - Curitiba, Matinhos, Ponta Grossa
RJ - Barra Mansa, Duque de Caxias, Macaé, Niterói, Paraty. Petrópolis, Quatis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Seropédica
RO - Ariquemes
RR - Boa Vista
RS - Campo Bom. Frederico Westphalen, Porto Alegre, Taquara, Viamão
SC - Jaraguá do Sul, Balneário Gaivota, Concórdia, Garopaba, Jaraguá do Sul, Paulo Lopes, São José
SE - Aracaju
SP - Birigui, Caraguatatuba, Cotia, Itapira, Leme, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Nazaré Paulista, Pardinho, Ribeirão Preto, São Paulo, São Sebastião, Serra Negra
Inscrições nas Oficinas: 168
Inscrições nas Rodas de Conversa: 72
3. Programação
3.1 Programa
- oito painéis temáticos
- 14 oficinas (12 oficinas diferentes, sendo três presenciais e 11 virtuais)
- três rodas de conversa
- três apresentações de arte educação
- duas apresentações de projetos e ações
- diversidade geográfica: painelistas de 21 cidades e 7 Unidades da Federação
- um painel de encerramento
3.2 Eixos temáticos
Painéis
Questões
E agora, José?
Revendo e renovando práticas pedagógicas
Quais são as práticas pelas quais é possível se apaixonar? Onde estão? Quais seus fundamentos? Do que se alimentam? Como se nutrem?
A cidade: onde é possível a autoeducação da sociedade
Como fazer a educação acontecer nas, pelas e com as cidades?
Ocupando o lugar de sujeito: protagonismo na adolescência e juventude
Como educandos conquistam autonomia e protagonismo? Onde a educação apresenta pontos de apoio? E obstáculos?
Renovar a educação para renovar a sociedade
Como articular a educação em favor de mudanças na sociedade?
Como lidar com as diferenças pode enriquecer a educação e a vida?
Como ver os invisíveis e ouvir os inaudíveis pode mover consciências e práticas?
A educação frente à pandemia: rupturas, invenções, superações
Quais legados e avanços trouxe o enfrentamento à pandemia no contexto da educação?
Redes públicas em ebulição
Como realizar mudanças no contexto de redes públicas de ensino?
Educação e natureza
Como criar, rever e avivar processos educativos por meio do encontro com a natureza?
Ludicidade e criatividade na educação
Como levar à educação o potencial da criatividade e da sensibilidade?
4. Pessoas e instituições
4.1 Convidados
- Painelistas e mediadores
Alfredo da Silva Neto, André Correia, André Stabile, Angelica Auricchio, Aristeo Leite, Beatriz Oliveira, Carolina Barbosa Lindquist, Clélia Santos, Cleo Lima, Edilene Morikawa, Fabi del Nero, Fábio Brotto, Georgya Corrêa, Gina Vieira Ponte, Guga Dorea, Guilherme Bran, Helena Singer, Iasmin Alves, Ingrid Lauria, Janaína Chichorro, José Pacheco, Juliana Castro, Juliana Pinho Muller, Larissa Maris, Livia Diniz, Lucia Cavalieri, Lucia Santos, Lucilene Silva, Luís Pereira, Mariana Benchimol, Mauro Lopez Rego, Mestre Roquinho, Mônica Mandaji, Nádia Akauã, Natacha Costa, Rafael Crooz, Regina Pundek, Simone Colucci, Solon Gonçalves dos Santos, Tamar Rabelo, Thiago Ferreira, Tina Carvalho, Vicente Barros, Wander Pinto
- Apresentações artísticas
André da Formiga, Cláudio Nequinho (Contra Mestre) e integrantes da Folia de Reis Mirim da Formiga
Clarete Braz do Patrocínio e Gil Oliveira (Meninos do Batuque e Toque de Dandara)
Fabi del Nero e Melissa Abrunhosa - Partilha da Beleza
Ana Diniz e Maracatu Estrela da Serra
- Apresentações de projetos
Kamyla Amorim (#ficaemcasacomhumor)
Wendel Lima (Brota na Laje)
- Rodas de conversa
Denis Plapler, Helô Bueno, Janaína Chichorro (mediadores)
Agatha Santana, Angelica Auricchio, Bruno Emílio Moraes, Antonio Hermes e Sousa, Carolina Caína Lima, Erida Silva, Frederico Behrends, Marina Cetein Negri, Patrícia Sogayar, Rian Silva e Sérgio Tück
- Oficineiros
Aline Froza, Ana Gibson, Argus Setembrino, Bruno Honorato, Cacique Ramon Ytajibá Tupinambá, Guga Dorea, Jacqueline Lopes, Jean Marx, Juliana Franklin, Lúcio Gimenez, Luís Pereira, Luiz Augusto Cavalcante, Luzia de Mendonça, Mauro Lopez Rego, Mestre Roquinho, Nádia Akauã Tupinambá, Thiago Dorea, Valéria Rôças, Vicente de Barros, Wallace Oliveira
4.2 Instituições, empresas, coletivos e projetos representados ou referidos
A Arte de Reparar Histórias, Aldeia Tupinambá de Olivença, Aliança pela Infância, Ashoka, Associação Cidade Escola Aprendiz, Associação Janusz Korczak Brasil, Ateliê da Floresta, Brota na Laje, Canal Historiarte, Carrossel Cultural, Casa Redonda, Confluência Desenvolvimento Humano, Eduka, Escola Aberta de São Paulo, Escola da Maré, Escola Inkiri, Escola Municipal Professor Waldir Garcia, Escola Oga Mitá, Escola Teia Multicultural, Espaço Cria, Folia de Reis Mirim da Formiga, Globalizando, Grîme / Psicologia-e, Instituto Conhecimento para Todos, Instituto Favela da Paz, Instituto Inkiri, Instituto Nova União da Arte, Jardim Ciranda, Kune Rede de Educação Integral, Mais Torcedoras, Maracatu Estrela de Serra, Maravilhá!, Meninos do Batuque, Nosso Quintal, Onu-Habitat Brasil, Piramos, Projeto Além dos Muros, Projeto Cooperação, Projeto Escola da Floresta, Projeto Teçaya, Projeto VAI - Vontade de Aprender Idiomas, Quintais Brincantes, Revolução do Coração, Secretaria Municipal de Educação de Araraquara, Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, Tocando em Você, Todos na Diferença.
5. Realização, frequência e assistência
Programação (virtual e presencial simultâneas):
Painéis e apresentações: 25 horas, sendo:
Oficinas e rodas de conversa: 22 horas, sendo:
Público
Público presencial: 40 (livro de assinaturas)
Público virtual identificado: 52 (via formulário informado nos chats)
Audiência virtual - não identificada:
Dia 15/10:
- Manhã: 402 visualizações
- Tarde: Painel Protagonismo Jovem: 94 visualizações
Dia 16/10:
- 426 visualizações
Dia 17/10:
- 259 visualizações
Total Facebook: 1.179 visualizações
YouTube
Dia 15/10:
- Abertura e Painéis (exceto Painel Cidades e Autoeducação): 464 visualizações
- Painel Cidades e Autoeducação: 162 visualizações
Dia 16/10:
- 373 visualizações
Dia 17/10:
- 493 visualizações
Total YouTube: 1.492
Total de audiência não identificada: 2.671
6. Avaliações
Respostas ao formulário: 41
O que faltou ao Enarc:
Menções (25) Item
5 Divulgação
5 Público
4 Comunicação com inscritos
3 Financiadores parceiros
2 Tempo
1 Participação de Portugal
1 Oficinas
1 Roda de conversa presencial entre enarquistas
1 Microfones
1 Interação presencial com painelistas
1 Atividades presenciais
O que sobrou ao Enarc:
Menções (36) Item
9 Afeto, amor
5 Motivação e vontade de fazer mais
4 Solidariedade, empatia, carinho, fraternidade
4 Conhecimento, conteúdo interessante e inovador
3 Esperança
2 Partilhas, inspirações
2 Compromisso com a educação
2 Alegria
1 Vínculos interpessoais
1 Organização
1 Criação
1 Contato com a natureza
1 Aprendizados
O que não sobrou nem faltou - foi a conta certa
Menções (45) Item
7 Duração, cronograma
5 Temas/Programação
5 Organização, pontualidade
5 Amorosidade, afeto, compreensão, carinho, gentileza
4 Entusiasmo, trocas
3 Pessoas qualificadas e equilíbrio nos painéis
2 Realização do Enarc no cenário de pandemia
1 Realidades expostas e vivências relatadas
1 Singularidades
1 Contato com a natureza
1 Lanche de acolhimento
1 Público presencial
1 Envolvimento
1 Divulgação
1 Amor pelos alunos
1 Partilha de ideais
1 Lealdade aos princípios
1 Presença de estudantes
1 Participação de gestores públicos
1 Ousadia de abordar temas como homeschooling
1 O conteúdo de painéis e apresentações ficar disponível para assistir depois
Como melhorar Encontros futuros:
Menções (24) Item
2 Mais tempo para oficinas e rodas não simultâneas
2 Multilocais com núcleos presenciais
2 Mais divulgação
1 Separar tempo na programação para escolha do próximo local do Enarc
1 Publicar registros de RCs ao longo dos anos
1 Unir-se a outros coletivos/movimentos pela transformação da educação brasileira
1 Valorização da LDB, educação humanizada, sensível e que respeita a diversidade
1 Sistematizar e registrar para poder inspirar e transformar
1 Separar a programação em vídeos menores, para permitir acesso
1 Reconhecer e integrar novos românticos
1 Mapeamento das escolas alinhadas ao novo paradigma da educação
1 Manter formato híbrido e aperfeiçoar recursos tecnológicos
1 Manter comunicação constante ao longo do tempo
1 Mais tempo para trocas e interação com internautas
1 Foco nos excluídos e invisibilizados
1 Experiências no novo paradigma da educação e trabalhos acadêmicos sobre iniciativas inovadoras
1 Envolver pessoas na organização e produção, distribuir tarefas
1 Engajamento por justiça social e direitos humanos
1 Descentralizar das capitais e da Região Sudeste
1 Aproximar-se da experiência indígena
1 Ações transdisciplinares
Depois do Enarc, o que melhor define sua relação com os Românticos Conspiradores?
Menções (Percentuais) Respostas
17 (42%) Mais próximo
9 (22%) Como o início de uma aproximação
10 (24%) Mantenho-me plenamente inserido/a
5 (12%) Inserido
0 (0%) Mais distante
7. Comentários
Pontos fortes:
- realização híbrida (com dois núcleos presenciais) bem sucedida
- relação custo benefício favorável, devido às parcerias
- participação de pessoas, coletivos e organizações de referência
- a abrangência geográfica ampliada
- diversidade de temas abordados e atores sociais
Pontos a desenvolver:
- divulgação e comunicação
- manter relacionamento menos esporádico e mais consequente
- acompanhamento e incentivo a iniciativas de pessoas/equipes/instituições/projetos
- promover integração entre pessoas e iniciativas isoladas
- articular-se com outros coletivos e iniciativas de inovação na educação
8. Parcerias e apoios
Parcerias
Escola Oga Mitá
Centro Cultural da Fundação CSN
Instituto e Escola Inkiri
Associação SIngulares
Apoios
Onu-Habitat Brasil
Projeto Cooperação
Agradecimentos
Christian Caselli, Edileusa Maria da Silva, Giane Carvalho, Helena Singer, Igor Vasconcelos, Beto Tameirão e equipe da Escola Oga Mitá, Leandro Pereira, Rogério Vicente da Silva e Naiara Araújo Morais
… e a todas as pessoas que contribuíram com a campanha de financiamento coletivo!
9. Produção
Coletivo Românticos Conspiradores - 10º Enarc - Ana Paula Casal de Rey, Angelica Auricchio, Fabi del Nero, Guga Dorea, Ingrid Lauria, Jacqueline Lopes, Janaína Chichorro, José Pacheco, Mauro Lopez Rego, Raphael Crooz, Tina Carvalho, Valéria Rôças
Organização e produção - Mauro Lopez Rego e Valéria Rôças
Divulgação, registro e mídias sociais - Iasmim Alves
Orientação e suporte tecnológico - Beto Tameirão e Igor Vasconcelos
Direção e transmissão de streaming - Clayton Pereira, Ana Balarin e Alan de Paula
Design gráfico - Alan Passos e Layla Rego
Design e produção de camisetas - Ateliê Lazuli
Acolhimento - Helo Bueno, Fabi del Nero, Jacqueline Lopes, Janaína Chichorro e Melissa Abrunhosa
10º Enarc - ENCONTRO NACIONAL DOS ROMÂNTICOS CONSPIRADORES
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO
8h / 8h30
Acolhimento e Café Aberto
8h30h / 9h20
Folia de Reis Mirim da Formiga
9h30 / 11h10
Painel E agora, José? - Revendo e renovando práticas pedagógicas
José Pacheco, Janaína Chichorro, Fabi del Nero, Ingrid Lauria, Regina Pundek
Mediação: André Correia
11h30 / 13h
Oficinas & Rodas de Conversa
14h10 / 14h30
Costurando o Café Aberto
14h30 / 15h
Kamyla Amorim - projeto #ficaemcasacomhumor
Janaínha Chichorro - apresentação
15h / 16h40
Painel A cidade: onde é possível a autoeducação da sociedade (*)
Edilene Morikawa, Helena Singer, Natacha Costa
Mediação: Mauro Lopez Rego
*Esse painel integra o Circuito Urbano do Onu-Habitat Brasil, que reúne ações e iniciativas do Outubro Urbano, mês dedicado a debater como tornar a vida nas cidades melhor para todos e todas
17h / 18h30
Painel Ocupando o lugar de sujeito: protagonismo na adolescência e na juventude
Alfredo da Silva Neto, Carolina Barbosa Lindquist, Iasmin Alves, Juliana Pinho Muller, Thiago Ferreira
Mediação: Wander Pinto
SÁBADO, 16 DE OUTUBRO
8h / 8h30
Acolhimento e Café Aberto
8h30h / 9h20
Papo de Educador - Wendel Lima de Moura - Coletivo Brota na Laje
9h30 /11h10
Painel Renovar a educação para renovar a sociedade
Angelica Aurichio & Nádia Akauã, Gina Vieira Ponte, Guga Dorea, Simone Colucci
Mediação: Aristeo Leite
11h30 / 13h
Painel A educação frente à pandemia: rupturas, invenções, superação
Georgya Corrêa, Jucie Parreira, Solon Gonçalves dos Santos, Tamar Rabelo
Mediação: Fabi del Nero
14h10 / 14h30
Costurando o Café Aberto
14h30 / 15h
Meninos do Batuque - uma proposta de inclusão
Clarete Braz do Patrocinio e Gil Oliveira
15h / 16h40
Painel Redes públicas em ebulição
André Stabile, Clélia Santos, Cleo Lima, Lucia Santos
Mediação: Tina Carvalho
17h / 18h30
Oficinas & Rodas de Conversa
DOMINGO, 17 DE OUTUBRO
8h30 / 9h20
Apresentação Artística - Maracatu Estrela de Serra - Ana Diniz
9h30 / 11h10
Painel Educação e Natureza
Larissa Maris, Livia Diniz, Lucia Cavalieri, Lucilene Silva, Mariana Benchimol
Mediação: Rafael Crooz
11h30 /13h
Painel Ludicidade e Criatividade na Educação
Fábio Brotto, Luís Pereira, Mestre Roquinho, Mônica Mandaji, Vicente Barros
Mediação: Mauro Lopez Rego
13h/14h
Conversa aberta com José Pacheco e enarquistas de todos os tempos
Mãos dadas nutrem grandes esperanças
Mediação: Cecília Pinheiro
OFICINAS E RODAS DE CONVERSA
SEXTA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO, DE 11h30 ÀS 13h
OFICINAS
PRESENCIAIS
- Oficina da palavra e da escrita criativa - Todos na Diferença
Guga Dorea, Jacqueline Lopes, Thiago Dorea
VIRTUAIS
- Cosmografias: uma escrita de novos mundos
Luís Pereira e Bruno Honorato
- Brinquedos e enredos
Vicente de Barros
- Oficina de canto e dança Tupinambá - presencial com transmissão ao vivo direto de Piracanga, BA
Nádia Akauã Tupinambá e Cacique Ramon Ytajibá Tupinambá
- Brincando com Mestre Roquinho
Mestre Roquinho
- Reconhecer necessidades e sentimentos e descobrir o real propósito através do lúdico
Luiz Augusto Cavalcante
RODAS DE CONVERSA
- Homeschooling? Quais os instrumentos para uma educação inovadora?
Agatha Santana, Antonio Hermes e Sousa, Patrícia Sogayar
Mediação: Helô Bueno
- Da Palmatória à Ritalina - Contribuições da inovação e da criatividade pedagógica para alternativas à pedagogia do dopamento e da drogadição infantojuvenil
Denis Plapler
SÁBADO, 16 DE OUTUBRO, DE 17h ÀS 18h30
OFICINAS
PRESENCIAIS
- Diálogos Inspiradores
Mauro Lopez Rego e Valéria Rôças
- Maravilhá!
Luzia de Mendonça
- A Escola da Natureza e a Pedagogia Ecológica
Jean Marx e Aline Froza - Projeto Teçaya
VIRTUAIS
- A arte de reparar histórias
Ana Gibson e Juliana Franklin
- Cosmografias: uma escrita de novos mundos
Argus Setembrino e Lúcio Gimenez
- Oficina da palavra e da escrita criativa - Todos na Diferença
Guga Dorea, Jacqueline Lopes, Thiago Dorea
- Percepção dos verdadeiros propósitos, virtudes e forças pessoais através do lúdico
Luiz Augusto Cavalcante
- Educ(a)ação: cenas do cotidiano
Wallace Oliveira
RODA DE CONVERSA
- Co-criando comunidades de aprendizagem: origens, percursos, horizontes
Janaína Chichorro e Comunidades de Aprendizagem - Escola Inkiri (Piracanga, BA), Carolina Caína Lima (Jardim Ciranda- BA e Kune Rede de Educação Integral- SP, MG e BA), Bruno Emílio Moraes (Escola da Floresta) e Sérgio Tück (Atibaia, SP).
DESCRIÇÃO DAS OFICINAS E RODAS DE CONVERSA
OFICINAS
Maravilhá! - Processos criativos e dimensões educativas da arte de narrar, cantar e brincar
Luzia de Mendonça - Formada em Licenciatura. em Ed. Artística, com especialização em Literatura. Infantil e Juvenil (UFRJ).
Cantar, brincar e narrar histórias são formas, ao mesmo tempo, simples e profundas de entrar em contato com Elementos da natureza humana que, de forma poética, através de sonoridades, corporeidades, imaginários, ludicidades alimentam a nossa capacidade de encantamento e maravilhamento diante do mundo.
A oficina reúne narrativas tradicionais, músicas e poesias costuradas de forma lúdica e artística para falar sobre a vida, os Sentimentos, a natureza e outras dimensões do mundo, com criatividade, humor e um olhar estético para a brasilidade.
Cosmografias: uma escrita de novos mundos
Mediação: Luis Claudio Saraiva Pereira Júnior - Psicólogo pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Bruno Gomes Honorato -Psicólogo pela Universidade Luterana do Brasil (ILES/ULBRA - RO). Pós-Graduando em Educação Política e Sociedade.
Descrição:. A oficina é um convite para, em composição coletiva, pensarmos a Educação e a Escola tendo alguns dispositivos conceituais como vetores do pensamento. A mudança, o paradoxo, a escuta polifônica e a utopia como elementos para uma Escola Outra.
Brinquedos e enredos
Mediação: Vicente Barros - Educador artista, brincante e professor na PUC-Rio
Descrição: A oficina é um encontro para brincar com brinquedos e brincadeiras que guardam uma memória viva, nos despertando encantamento, presença e beleza.
O brincar de fazer é entremeado por conversas sobre o fazer do brincar, as infâncias, e a importância do brinquedo como importante elemento de identificação cultural e ao mesmo tempo sinal vivo do potencial criador humano.
A percepção dos verdadeiros propósitos, virtudes e forças pessoais através do lúdico
Mediação: Luiz Augusto Rodrigues Cavalcante - Analista de Educação em Saúde do Sesc Rio de Janeiro, cursando Profissional & Self Coaching no IBC , Facilitador de Jogos Positive Experience , Purpose Mining , Grok, Baralhos de Empatia , Coris , Miracle Choice , 12 Arquétipos, dentre outros.
Descrição: Oficina demonstrativa e interativa realizada através de Jogos convidando o público a iniciar uma viagem ao autoconhecimento e a descoberta de suas virtudes e forças para alcançar seus reais propósitos.
Diálogos Inspiradores
Mediação : Mauro Rego: professor, arte educador e poeta e Valéria Rôças: sanitarista e educadora em saúde
Descrição: Oficina lúdico-reflexiva sobre como transformar “diálogos incompletos” em “diálogos produtivos” entre defensores da inovação na Educação e seus interlocutores. As técnicas de teatro de bonecos são utilizadas para dar voz a argumentos pró e contra, e para encenar esquetes representando situações-problema.
Como eu posso reconhecer minhas necessidades e sentimentos para descoberta do meu real propósito através do lúdico ?
Mediação: Luiz Augusto Rodrigues Cavalcante - Analista de Educação em Saude do Sesc Rio de Janeiro, cursando Profissional & Self Coaching no IBC , Facilitador de Jogos Positive Experience , Purpose Mining , Grok, Baralhos de Empatia , Coris , Miracle Choice , 12 Arquétipos,dentre outros.
Descrição: De forma lúdica e interativa, a oficina vai fomentar a descoberta de emoções e a identificação da autocompaixão através de uma auto análise das reais necessidades e sentimentos de cada participante, inclusive em relação àquelas não atendidas que levam ao distanciamento da descoberta do verdadeiro Eu
.
Oficina da Palavra e da Escrita Criativa
- Todos na Diferença e a Filosofia da Diferença
Mediação:: Guga Dorea: Jornalista, Sociólogo e educador, além de criador do projeto Todos na Diferença, Jacqueline Lopes: educadora e Thiago Demange Dorea: ensino médio completo, poeta, baterista e percussionista.
Descrição: A partir de vivências e técnicas de escrita, a oficina se propõe a mostrar a metodologia aplicada na Oficina da Palavra e da Escrita Criativa Todos na Diferença para as chamadas Pessoas com Deficiência, entre outras que desejam escrever e também pretende fazer uma ponte com a Filosofia da Diferença.
A arte de reparar histórias
Ana Gibson: tradutora, escritora, arteterapeuta, contadora e pesquisadora de contos da tradição oral.
Juliana Franklin: narradora e pesquisadora de contos da tradição oral, educadora e arteterapeuta.
Uma história da tradição oral, uma prática plástica e apresentação de alguns recursos para a utilização dessa antiga e sábia linguagem em processos criativos, poéticos, pedagógicos, dentre outros. Os participantes serão convidados a refletir sobre a potência dessa linguagem e a atualidade das narrativas tradicionais em movimentos individuais e coletivos.
A escola da natureza e a pedagogia ecológica
A Oficina se utiliza de brincadeiras e atividades lúdicas para mostrar a importância de nos percebermos como Natureza e de como, enquanto educadores e referências, é fundamental inserirmos esta consciência de forma prática e teórica em nossos caminhos e fazeres.
Jean Marx - Escritor, artista e educador ambiental. Trabalha há mais de trinta anos mesclando as linguagens artísticas com ciências ambientais para contribuir na formação de consciência social, ambiental e ética. Fundador e Coordenador do Projeto Teçaya de Arte Educação Ambiental.
Aline Froza - Dançarina, artista plástica e educadora ambiental. Já participou de várias organizações e eventos que misturam artes com meio ambiente. Ajudou a fundar e é coordenadora do Projeto Teçaya de Arte Educação Ambiental.
Educ(a)ação: cenas do cotidiano
Quais são as cenas do cotidiano na educação brasileira?
- Convite para troca de experiências através da ação dramática como método de intervenção transformadora
WALLACE OLIVEIRA
Psicólogo pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e Pós-Graduando em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama (IMPSI).
Assessor Técnico de Psicologia no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ); Psicólogo Clínico e Educador Social.
RODAS DE CONVERSA
"É possível usar a Lei do homeschooling em favor da educação inovadora?"
O Projeto de Lei 3.262/19, que permite que pais eduquem seus filhos em casa (o chamado homeschooling), foi aprovado em junho deste ano pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e encaminhado para ser votado pelo Congresso.
Para além da polêmica de apresentar aspectos positivos ou negativos da educação parental (ou homeschooling), a proposta desta conversa é suscitar reflexões na busca de possibilidades de inovações e oportunidades para a construção de Comunidades de Aprendizagem a partir dela.
Mediação: RC Helô Bueno - GlobalHood
Agatha Santana - Instituto Favela da Paz
Antônio Hermes de Sousa - Instituto NUA - "Escola debaixo da ponte"
Da Palmatória à Ritalina - Contribuições da inovaçaõ e da criatividade pedagógica para alternativas à pedagogia do dopamento e da drogadição infantojuvenil
Mediação: Denis Plapler .
Descrição: A partir da observação e da pesquisa proponho uma conversa em torno de alternativas possíveis para soluções ineficientes que acabam por transformar problemas de educação em problemas de saúde adoecendo crianças e adolescentes. A partir da análise conceitual do problema e da apresentação de alternativas possíveis faz-se necessário indagar a legalidade jurídica do consumo do Metilfenidato vinculado a supostas dificuldades de aprendizagens, silenciando muitas vezes sintomas que denunciam nos estudantes as mudanças necessárias às escolas e a sociedade.